quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Prática do É Dando que Recebe na EaD

"Vigora, portanto, uma circulação entre o dar e o receber, uma verdadeira reciprocidade. Ela representa, num sentido maior, a própria lógica do universo como não se cansam de enfatizar biólogos e astrofísicos. Tudo, galáxias, estrelas, planetas, seres inorgânicos e orgânicos, até as partículas elementares, tudo se estrutura numa rede intrincadíssima de inter-retro-relações de todos com todos.  Todos co-existem, inter-existem, se ajudam mutuamente, dão e recebem reciprocamente o que precisam para existir e co-evoluir dentro de um sutil equilíbrio dinâmico." (BOFF, Leonardo.É dando que se recebe?. http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=16945&cod_canal=85, acesso em 10 ago. 2011.)

As relações humanas que vivemos perpassam a dinâmica da partilha. Se eu dou amor e carinho provavelmente é isso que receberei em troca e se não receber, talvez deixe de dar. Na educação, em especial neste momento, na educação à distância, todos temos algo a dar e a receber, já que o aluno traz suas experiências para o processo de ensino-aprendizagem e também porque não é uma conta depósito de informações, como diz  Paulo Feire.
A tecnologia digital, ressalte-se a internet, proporciona neste momento de evolução, que a educação à distância se aproprie dessas possibilidades de inter-relações mútuas para que o conhecimento de todos nós seja aprimorado nesta vivência. As partilhas que posso viver no momento em que dou e recebo conhecimento na educação à distância, onde  o aluno também é agente ativo da construção do seu saber, nos levam, a partir de agora, a um processo de mudança e evolução na educação; nossa tarefa é equilibrarmos todas essas possibilidades de maneira a propiciarmos a construção do conhecimento autônomo e harmônico.

4 comentários:

  1. A educação à distância veio pra ficar. Hoje em dia tudo que propicia comodidade e praticidade nos ajuda e muito. Este método de ensino não deixa a desejar a nenhum outro, os profissionais envolvidos na Ead são muito eficientes, em especial os professores que estão cada vez mais capacitados para exercer o papel de mestres à distância.
    Patrícia F M Santos
    Contadora

    ResponderExcluir
  2. Patrícia F M Santos,
    Como educadora na Ead também acredito que a educação à distância on line veio para ficar e que, além de comodidade e praticidade nos trará também a autonomia da construção do conhecimento. Nós profssionais da área estamos em frenética capacitação para atender essa necessidade social.

    Obrigada por seu comentário!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. este modelo ainda carece de apropriação por parte dos usuários....tanto os professores quanto os alunos, pois ainda estamos tatiando os erros e acertos de uma nova forma de relacionamento. Eu gosto do desafio.....e sei que ainda teremos um caminho longo e tortuoso para percorrer.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leila,

    Acredito que estamos neste caminho: os nossos estudos sbore EaD é uma das formas de nos apropriarmos dessas mudanças. É um desafio e merece todo o nosso esforço para que tenhamos um resultado positivo dessa mudança.

    ResponderExcluir

O que você pensa sobre Ead? Deixe um comentário!