segunda-feira, 8 de agosto de 2011

 Educação Pós-Moderna


Celular toca...

- Paulinho, meu filho, acorda e vai estudar!- Estou estudando, Mãe...- Paulinho, estou vendo pela webcam que você está deitado dormindo, levanta!- Ah... Mãe... já estudei muito hoje, só um cochilo...- Paulinho, acompanhei seu dia pelo Twitter e a única coisa que você não fez foi estudar. Por falar nisso, o que significa a postagem “com a Carlinha no meu quarto” às 14:15h?- Mãe, a Carlinha é da escola e veio aqui tirar umas dúvidas minhas para a prova de amanhã.- É mesmo Paulinho? Será que essa Carlinha é a mesma das suas novas fotos no Facebook, da noite “frenética” de ontem, que você me disse que ia passar estudando na casa do Jorginho? Até onde sei, sua prova amanhã é de matemática e não anatomia!- Paulinho, se eu receber mais um scrap de sua professora pelo Orkut, vou ter que enviar um email formal a diretoria de sua escola com as evidências dos “porquês” de suas notas baixas.- Mas, Mãe..... eu....- Paulinho, não tem mas, nem mais... Tô vendo aqui pelo GPS do seu pai que ele estará em casa em poucos minutos e vamos ter uma conversinha, viu mocinho? Assim que ele colocar os pés em casa, te mando um torpedo e quero você imediatamente aqui na sala.

A modernidade chegou para trazer, transparência, conectividade, controle e gestão em qualquer aplicação!Ana Flávia Corujohttp://pensador.uol.com.br/poemas_educacao/4/)
....
Ando lendo, ouvindo, estudando e pensando muito, mas muito mesmo sobre educação; em especial em educação à distância. Será que tanta tecnologia digital irá mesmo ajudar no processo de ensino-aprendizagem? Será que a internet será mesmo ferramenta indispensável nesse processo?
Há prós e contras ao se falar em Educação à Distância, como há o lado bom e ruim de tudo na vida, como há opções diferentes a depender do objetivo que temos.
         Lendo o blog do profº João Mattar ( http://blog.joaomattar.com/ fiquei conhecendo uma campanha chamada "Educação não é Fast Food" iniciada por profissionais da área do  Serviço Social. Além de conhecer a campanha, as considerações do professor Mattar me despertam para uma reflexão que começa a aprofundar : Como trabalhar a educação à distância de maneira humana e socialmente correta?

O Paulinho do texto acima também não permite negar que as tecnologias digitais estão aí por toda a nossa vida e porque não poderia estar na educação... Mas de que maneira?

Se a internet  me permite atravessar oceanos, conversar com pessoas, conhecer culturas, ler de tudo um pouco, talvez ela deva permitir avanços no processo de ensino-aprendizagem. Mas essa mesma internet não me permite sentir o cheiro da terra, o calor do sol e de um abraço apertado, não me permite sentir as sensações que posso ter ao abraçar alguém e sentir calor ao tomar sol. Não me permite ser educada cedendo um lugar no ônibus ou mergulhar bem dentro de mim e do outro ao dizer "eu te amo" olhando em seus olhos e segurando em suas mãos.

A sensação que tenho com a chegada da educação à distância em minha vida profissional é que acabei de chegar do supermercado com aquele monte de sacolas e produtos que precisam ser colocados em seus devidos lugares para que sejam bem aproveitados... 


22 comentários:

  1. Tenho uma opinião um pouco diferente..
    A chegada da educação à distância é um desafio, na verdade um auto-desafio, pois a autonomia impera neste processo.

    Percebo que às vezes, o receio do novo, assusta um pouco, mas, temos que deixar claro que a EAD não eliminou ou reduziu o papel do professor, no processo ensino-aprendizagem, pois a mediação ainda ocorre.
    Sendo assim, não vamos chegar do supermercado sozinhos, vamos chegar (professor & aluno) juntos...quanto às sacolas e os produtos, entendo que os produtos são nossos conhecimentos prévios e as sacolas, são o currículo e o planejamento desta nova modalidade de ensino.

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  2. Cara colega patrícia, percebo bem suas inquietações e algumas delas me aflige também. Provavelmente somos cuidadosas e vamos aos poucos nos entregando a tanta modernidade.
    Uma questão que considero delicada é a do convívio, da interação.

    Intriga-me a ambiguidade desta ferramenta ou, pelo menos, sua peculiaridade em algumas questões.

    vemos que a internet nos permite em segundos estar em contato com o mundo, pessoas que nem conhecemos, e tomando consciencia de fatos que estão ocorrendo em "tempo real". É fascinante pensarmos que interagimos em questão de segundos com várias pessoas ao mesmo tempo e com novidades e notícias que levaria um tempo enorme para nos apercebermos delas, não fosse esta ferramenta fantástica. Entretanto por vezes essas mesmas pessoas que estão conectadas a um sem fim de outras pessoas, não se interagem com os que residem no mesmo Lar...ou por outra, moram na mesma casa!!

    Se nos detrmos neste particular e refletirmos sobre a Educação à Distancia, podemos tecer algumas conjecturas a respeito desta relação considerando o fato de que a aprendizagem se utiliza da interação como ponto decisivo para que aconteça. O isolamento nunca foi "bom professor"...
    Bem, são idéias que nos absorvem aguçando nossa vontade de compreender melhor, não a máquina, mas o ser humano que se beneficia dela.

    Continuemos a refletir...sem dúvida iremos nos encantar com algumas descobertas.
    Até mais, amiga.

    Priscila L. Coelho

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  3. Acho que agora estou identificada, me desculpe por ter postado como anônima....sorriso
    Coisas de novata.

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  4. Olá, Patricia:

    Adorei o blog! Especialmente, o texto "Educação pós-moderna", que reafirma a inserção definitiva do mundo digital em nossas vidas.
    Em relação à EaD, também me preocupa um pouco a questão da interação. No entanto, assim como na educação presencial, é a qualidade dessa interação que favorece o processo educativo, por meio de estratégias que estimulem a troca de ideias, os questionamentos, os diferentes pontos de vista e a construção de relacionamentos que impliquem em comprometimento e companheirismo.
    Por isso, acredito que trabalhar por meio de projetos pode ser um caminho para a construção de vínculos, pois pressupõe ações coletivas a fim de se alcançar um mesmo objetivo.
    Um exemplo de estratégia:
    1) Apresentar aos alunos uma problematização acerca de um tema;
    2) Oferecer jornais, revistas e um vídeo que contextualize a temática na atualidade;
    3) Desafiá-los a apontar caminhos alternativos para a solução da problemática. Os alunos deverão:
    a - Desenvolver uma ação que possa apresentar caminhos alternativos para "solucionar" o problema em questão;
    b - Fundamentar/justificar a ação.
    c - O grupo deverá elaborar um material que apresente a ação no ambiente virtual, utilizando ferramentas audiovisuais.

    O texto abaixo pode auxiliar na compreensão da importância da qualidade da interação em EaD:

    MACHADO, L. D.; MACHADO, E. de C. O papel da Tutoria em ambiente de EaD, 2004. Artigo publicado http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm (acesso em 30/08/10.

    Parabéns por este espaço democrático e construtor de ideias e esforços somados!

    Um grande abraço!

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  5. Olá Cris

    Eu concordo com você e também acredito que a EaD seja positiva, mas temos muitas responsabilidades daqui por diante...

    Abraços

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  6. Olá Priscila

    De fato "o isolamento nunca foi bom professor..." Por isso é nosso papel na EaD promover a interação e o convívio de maneira afetiva e inclusiva.

    abraços

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  7. Olá Sandra,

    Obrigada pelas dicas. Vejo que a interação aparece como uma das maiores preocupações entre nós educadores. O texto que você me enviou mostra bem isso e certamente será trabalhado por mim em outra postagem. Destaquei um trecho que valida a nossa preocupação.

    "É preciso superar a postura ainda existente do professor transmissor de conhecimentos. Passando, sim, a ser aquele que imprime a direção que leva à apropriação do conhecimento que se dá na interação. Interação entre aluno/aluno e aluno/professor, valorizando-se o trabalho de parceria cognitiva;....elaborando-se situações pedagógicas onde as diversas linguagens estejam presentes. As linguagens são, na verdade, o instrumento fundamental de mediação, as ferramentas reguladoras da própria atividade e do pensamento dos sujeitos envolvidos (http://www.sesc.org.br)."

    abraços

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Para poder falar, de algo que não conhece ou tem domínio, não é correto par nenhum profissional, sendo a área que for é como julgar um livro pela capa.
    Quem já cursou um curso disponível na forma EaD, tem o conhecimento que não e fácil conciliar estudo com a sua vida profissional, particular e os estudos, já que todos sabem que o trabalho ocupa boa parte da vida, e a vida particular e deixada de lado para quem quer ter um futuro melhor, e encara os estudos a fundo, sendo ele presencial ou a Distância, já que nos dias de hoje todos tem o conhecimento que transporte público não funciona e as vias estão cada vez complicadas em transitar, a única alternativa para dar continuidade a os estudos e fazer escolha que vai mudar a vida ou não.
    Para quem opta por cursar uma graduação EAD, tem o pensamento que é fácil, mas não sabe que e muito conteúdo para pouco tempo, já que tem que ser postado em um determinado tempo, para dar continuidade no desenvolvimento do conteúdo programático.

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  10. Sou da década de 60, acredito que muitos da minha geração está passando por momentos idênticos. Sabemos que temos que a Internet,com as comunidades, Ead, E-books é uma realidade e como a globalização não adianta ir contra, temos que nos adaptar com as novas tecnologias. Depois de algum tempo de reflexão entrei de cabeça, abri uma página no Facebook, por que estava me sentindo solitário, uma vez que, minha esposa, minhas filhas e sobrinhas (os), mesmo morando distantes. Mantem um relacionamento forte. Dificilmente falam por telefone. Antes para eu saber das novidades e trocar informações o canal era a minha esposa.O Ead foi a mesma forma, Instituição de Ensino que ministro aula foi adquirida por uma outra que investe pesado em Ead. Decidi entrar no curso a distância sobre métodos de ensino Ead. As duas experiências tem sido interessante e deram um novo estimulo na minha vida pessoal e profissional. As dificuldades são tornar o computador (laptop) seu companheiro e inseparável e ficar constantemente online.A outra dificuldade, que vocês podem comprovar na prática e expressar idéias, e fatos de maneira sucinta, muitas vezes perco o time da discussão.Está sendo um grande aprendizado tanto profissional quanto pessoal.

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  11. Gilmar,

    Entendo bem suas dificuldades. A não ser para os "nativos digitais" (assista o vídeo postado neste blog também) para todos os demais a tecnologia digital se apresenta como algo necessário, mas ouso dizer "não natural" uma vez que não nascemos conectados em celulares, games, etc.
    Parabéns pelo empenho e pelo comentário!

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  12. Gilmar,

    Entendo bem suas dificuldades. A não ser para os "nativos digitais" (assista o vídeo postado neste blog também) para todos os demais a tecnologia digital se apresenta como algo necessário, mas ouso dizer "não natural" uma vez que não nascemos conectados em celulares, games, etc.
    Parabéns pelo empenho e pelo comentário!

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  13. Caro "anônimo",

    A EaD facilita mesmo o acesso tanto ao conhecimento, quanto à certificação desse conhecimento pela conclusão de um curso. A vida está mesmo mais agitada, cheias de relações "globais" que não podemos deixar de vivier.
    MAs você também está certo quando diz que a EaD não é fácil (sinônimo de banal, simples, superficial); é um processo complexo que leva à busca do conhecimento de maneira um tanto mais autônoma, por isso, exige mais responsabilidade com os estudos.

    Obrigada pelo comentário!

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  14. Patricia,
    Parabéns pelo blog e pela qualidade das discussões aqui tratadas.
    Entendo que é assim que o ser humano se aprimora - com o debate. Principalmente, em uma área nova e desafiadora como a educação a distância.
    Como partes desse processo, nós professores precisamos buscar a excelência no ensino, pois presencialmente ou a distancia, o foco deve ser a qualidade no ensino.
    Abraço
    Daniela Corrêa

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  15. Daniela,
    Obrigada por suas palavras. Concordo plenamente com voce, precisamos ser excelentes.

    abracos

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  16. Oi, Patrícia!

    Tenho a mesma sensação da necessidade de organizar as coisas nos armários da minha cabeça!

    Não é fácil desconstruir paradigmas e menos ainda reconstruí-los a partir dos fragmentos que sobraram e das tantas outras partes que agora se apresentam diante de nossos olhos.

    Já de cara, foi derrubada a muralha do preconceito que eu tinha em relação a EaD. Achava que era "moleza" e agora não sei nem se vou dar conta de tanta coisa pra fazer.

    Isso tudo está sendo muito bom, de verdade, nunca gostei de estagnação e agora surge a oportunidade de auto desafio, de mudar totalmente o rumo do que aprendi até hoje.

    Querida, estamos juntas nessa caminhada e espero que ainda tenhamos muitos momentos de debate on ou off line.

    Abraços fraternos!

    Valesca Santos

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  17. Olá Patrícia

    Gostei muito do seu texto, pois compartilho do seu sentimento. Já entendi que EaD é importante em muitas situações e que veio para ficar em razão de suas conviencias. Sei das necessidades que temos em nos adequamos a tecnologia e conforme lemos no comentário do Gilmar elas muitas vezes nos aproximam de nossos familiares, amigos e pessoas queridas que vivem fisicamente distante. Mesmo assim me preocupo com o comportamentos da maioria dos jovens em relação a internet.
    Penso que a EaD retira dos alunos o prazer do convívio, ou a emoção do alhar nos olhos como vc mencionou.
    Temos que utilizar das novos instrumentos para falicitar nosso trabalho, mas sem deixar que ele nos tire o encanto da vida. Pois na escola, faculdade e pós graduação não aprendemos só conteúdos. Aprendemos a viver, a compartilhar das angustias, dos problemas, das alegrias uns dos outros. Aprendemos a ler a expressão no rosto de nossos colegas e saber o que ele está pensando, isso é magnífico!
    Imagine o que um orador de um curso de EaD diria aos colegas no dia da formatura. Seja o que for me parece frio, artificial.
    De qualquer forma, vamos continuar pensando...
    Abraço
    Cristiane Bossoni

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  18. Olá Val e Cristiane Bossoni,

    Vocês traz à tona assuntos importantes: o preconceito e o prazer do convívio. é preconceituoso mesmo pensar que um curso à distância é pior e mais fraco que um curso presencial, pois a qualidade do ensino não se mede pela distância física.
    Agora, também me é relevante o convívio, o olho no olho, mão na mão, os beijos, abraços risos e choros que compartilhamos juntos de nossos colegas de escola. Certamente que a escola também proporciona o aprender a ser e a conviver; a própria Constituição Federal diz que a educação visa à formação profissional e ao cidadão pleno. Como ensinar a ser cidadão, a ser gente através da imagem do computador? Até os cursos chamados 100% à distância em algum momento devem ter encontros, isto conforme regulação em vigor estabelecida pelo próprio MEC. Então realmente o momento é de pensar como equalizar todas essas reflexões de maneira a construirmos relações de ensino-aprendizagem à distância saudáveis.
    Obrigada por seus comentários! Espero revê-los aqui!

    Abraços,

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  19. Olá Patricia!

    Quero, primeiramente, parabenizá-la pela qualidade de conteúdo que encontrei no seu blog.

    Todas as reflexões são pertinentes e realmente o momento é esse: aprender a aprender.

    Apreciei muito o vídeo que vc postou trazendo uma reflexão sobre o perfil da geração "z".

    Mudanças no mundo sempre houve, o que nos impressiona hoje é a velocidade das mudanças!

    Beijos,

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  20. Patricia, adorei estória do Paulinho, e só gotaria de ressaltar que podemos realizar atividades mecânicas da época de Taylor como a mãe usou para o controle da rotina do filho. Ou usá-las de forma orgânica para gerar conhecimento, informação. A escolha é sempre nossa.

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  21. Olá Valquíria e Leila,

    Obrigada pelos elogios e comentários de ambas.

    Como trabalhar estas mudanças...e tão velozes...

    Acredito que a solução mais saudável para a sociedade seja o equilíbrio de todos os conhecimentos e tecnologias disponíveis para a EaD; já ensaio uma postagem sobre isso fazendo uma analogia com a Teoria da Curvatura da Vara, de Saviani.

    Vamos pensar nisso?

    abraços

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