quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Competências Digitais

Tantas inovações advindas da presença da internet e outras tecnologias digitais nos colocam frente a um desafio docente e dicente: desenvolver competências digitais para conviver na EaD.

Insisto; este é um desafio tanto de nós professores quanto de nossos alunos. E devemos refletir muito sobre que professores devemos ser na EaD.

As pesquisas apontam para uma maior inabilidade dos professores sobre computadores, internet, redes sociais e outras tantas ferramentas digitais (http://estadao.br.msn.com/educacao/professor-sabe-menos-de-computador-que-o-aluno?wa=wsignin1.0http://www.educacaoadistancia.blog.br/professor-ainda-ve-o-computador-como-intruso-na-sala-de-aula/); no entanto, nossos alunos, que em sua geração aprendem fazendo, deverão, a partir de agora, não só aprender a manipular tais ferramentas mas deverão saber o objetivo, o momento e formas oportunas. É muito bom surfar na internet, bater papo, encontrar amigos, compartilhar vídeos e fotos mas é preciso consciência que esta ferramenta nos permite o início de uma revolução do saber, mais socializado através da internet. Há grande utilidade na construção do conhecimento; eis a razão da EaD, penso.

Logo, os professores deverão aprender sim a serem mais conectados, mas os alunos deverão aprender uma forma de conexão madura e autônoma. 

A internet, assim como outras ferramentas deve possibilitar a mediação no ensino-aprendizagem visando ao desenvolvimento humano.

Acredito que tal conceito de competências digitais ainda mereça muito estudo e muita reflexão antes de ser difundido, no entanto, não há como deixar de pensar sobre. E, como diria Cortella (2007),  reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisivo para a mudança.

Emprestando os conceitos da Pedagogia e da Administração competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e  atitudes visando um resultado (Chiavenato) ou a facilidade de mobilizar recursos cognitivos para solucionar situações (Perrenoud). Sendo assim, quais seriam as situações que nos esperam na EaD e quais conhecimentos, habilidades e atitudes devemos desenvolver estando à distância sejamos professores e/ou alunos?

Querem pensar comigo? Estou super afim de sugestões....

Referências Bibliográficas:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas e o novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações.RJ: Elsevier, 2004.

CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua Obra? RJ: Vozes, 2010.

VIII Encontro de Pesquisadores em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica  de São Paulo, 2009. disponível em :http://www.slideshare.net/NeliMaria/competncias-digitais-uma-nova-dimenso-para-o-currculo-a-tecnologia-e-o-desenvolvimento-humano, acesso em 24 ago 2011.

Professor ainda vê Computador como Intruso na Sala de Aula. disponível em http://www.educacaoadistancia.blog.br/professor-ainda-ve-o-computador-como-intruso-na-sala-de-aula/, acesso em 24 ago. 2011.

Professor Sabe Menos de Computador que o Aluno. disponível em http://estadao.br.msn.com/educacao/professor-sabe-menos-de-computador-que-o-aluno?wa=wsignin1.0, acesso em 24 ago. 2011.

EDC - Educação à Distância 2007.2. disponível em http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=13137&chapterid=10638, acesso em 24 ago. 2011.





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